Sábado, 3 de Março de 2007

A gravidez dos gatinhos

O antigo poste foi sobre a gravidez das cadelas e este é sobre a gravidez das gatas, que tambem vai ser muito util para quem tem gatinhas grávidas

ANTES:
1. Com que frequência é que as gatas têm o período do cio? Quanto tempo dura?
     - O período do cio dura entre 2 e 3 dias e ocorre de duas em duas semanas.
2. Como evitar a gravidez?
    - No caso dos gatos a melhor saída é a esterilização. Os animais não sofrem e pode ser feita em qualquer idade.

A GRAVIDEZ:
1. - a gravidez da gata dura entre 56 e 71 dias, mas normalmente nascem aos 65 dias. Cada ninhada dá em média, 3,88 gatinhos( só as estatísticas para darem esses 0,88) Quanto maior for a gata, maior é a probabilidade de ter mais gatinhos.
O número de óvulos fertilizados é bem superior ao número de gatinhos. Geralmente os gatinhos que nascem antes dos 58 dias, nescem mortos., e quanto mais tarde o gatinho nascer, maior ele estará, e mais difícil será para ele nascer, por isso deve consutar o veterinário da sua gata, se a gata não der sinais de parto até aos 71 dia. O récorde de gatinhos nascidos vivos foi de 14 gatinhos, em 1974 na África do Sul Quando a gata tem mais de 5 gatinhos, ela costuma ter uma certa dificuldade para criar todos.
2. Como saber se a gata tá grávida?
     - A partir da 3ª semana, a gata ficará com os mamilos maiores e avermelhados, aumenta o peso e o abdómen inchado. ATENÇÃO: NUNCA apalpar a barriga da sua gata; isto poderá causar danos muito graves aos bebés, que poderão nascer com deficiências ou mesmo morrer.
3. Como prever o dia do parto?
    - É muito simples. Se souber quando é a gata acasalou, conte mais 9 semanas a partir do dia de acasalamento. Se não souber, conte 6 semanas a partir do dia em que os seus mamilos fiquem maiores e avermelhados.
4. O que fazer antes do parto?
      -Fale com o seu veterinário;
      -Pede ao veterinário que receite "vermicidas" para a grávida;
      -Alimente a tua gata com uma dieta equilibrada, com suplementos vitamínicos e minerais( fale sobre isso com o veterinário.);
      -Na última fase da gravidez, os gatinhos podem causar "obstipação". Se isso acontecer, mistura algumas gotas de parafina na alimentação da gata.
      -Prepara com antecedência a caixa para a gata dar a luz, que deve ficar em um local quente e calmo, de madeira ou papelão, aberta em cima e num dos lados. Forra com jornal( fácil de trocar e um óptimo isolante) Pendura uma lâmpada de infravermelho sobre a caixa. Se ela recusar o local e escolher outro, leve tudo isso para o lugar que ela escolheu;
      - As gatas não devem sair de casa nas duas últimas semanas de gravidez.

O PARTO:
1. As fases do parto:
    -O Gatinho costuma nascer de costas. A primeira fase do trabalho de parto pode durar até seis horas Começa quando o colo do útero se abre e uma cunha de membranas placentárias entra lá dentro. Quando isso acontece a gata começa a ter contrações, onde a gata começa a empurrar o gatinho pra fora. A gata pode começar a ofegar, rorronar, mas não sofre.
A segunda fase deve durar entre 10 e 30 min, Começa quando o gatinho começa a sair. Logo depois uma bolsa cinzenta com um gatinho dentro aparece, segundos depois o gatinho já está completamente de fora. A terceira fase é quando é a expulsão da membrana e da placenta. Cada gatinho tem a sua própria, a não ser em caso de gêmeos idênticos, que dividem a mesma mebrana e a mesma placenta. Quando o gatinho cai, a mãe lambe-o e corta o cordão umbilical. Aí, ela pode tentar engolir a placenta. Depois te terem nascido todos, que estaram todos prontos para mamar!!

Bom, espero que tenha ajudado. Passem muito tempo com os vossos animais.

publicado por s_a_r_a às 18:38
link | favorito
De Alexandre barros a 12 de Setembro de 2013
Muito obrigado foi de muita ajuda
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

.Março 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Raças de Cães

. Nomes e mais Nomes!

. A gravidez dos gatinhos

. A gravidez dos cachorinho...

. Fotos

. Para que serve este blog?

.arquivos

. Março 2007

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds